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A ARTE NÃO É SÓ TALENTO, MAS SOBRETUDO CORAGEM

  • Foto do escritor: Ana Ribas
    Ana Ribas
  • 18 de abr.
  • 2 min de leitura

Glauber de Andrade Rocha foi um dos integrantes mais importantes do cinema novo, movimento iniciado no começo dos anos 1960. Com o princípio de “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”, deu uma identidade nova ao cinema brasileiro.

Apresentado e publicado em 1965, o texto “Uma Estética da Fome”, é uma tese-manifesto que foi e continua sendo um texto importante sobre e para o cinema em geral e, em especial, o cinema dos países do Terceiro Mundo.

Surgida num momento até certo ponto novo da história brasileira – momento em que um sistema político-econômico-social começava a ser imposto e a fechar um período pleno de inquietações manifestas -, provocou polêmicas em diversos níveis. Polêmicas que, de um certo modo, continuam existindo.

A própria definição de Cinema Novo de Glauber Rocha, pensado como um “fenômeno dos povos colonizados”, extensivo a toda a América Latina, encontra-se impregnada desse anseio de busca que amplamente predominava nos meios cinematográficos latino-americanos.

O cineasta baiano anunciava: “onde houver um cineasta disposto a filmar a verdade e a enfrentar os padrões hipócritas e policialescos da censura, aí haverá um germe vivo do Cinema Novo”.

“Uma Estética da Fome” não era um estudo analítico e/ou crítico desse movimento, mas uma definição de seus principais compromissos, objetivos e propostas. Glauber Rocha não examinava detalhadamente os filmes que até então compunham o Cinema Novo, preferindo situá-los no panorama político-econômico-cultural da época. Este panorama, aliás, é o ponto de partida para as reflexões e propostas do autor.

Para o cineasta o problema internacional da AL é ainda um caso de mudança de colonizadores, sendo que uma libertação possível estará sempre em função de uma nova dependência. Este condicionamento econômico e político nos levou ao raquitismo filosófico e à impotência, que, às vezes inconsciente, às vezes não, geram no primeiro caso a esterilidade e no segundo a histeria.

 
 
 

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